quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

A maldade oculta e sutil

Sutileza do Mal 
Paulo da Costa

"Ele será entregue aos gentios que zombarão dele, o insultarão, cuspirão nele, o açoitarão e o matarão." (Lc 18,32)
         Prestigiando uma festa paroquial onde estava havendo a comemoração de seu padroeiro, um dos dias houve uma apresentação lamentável que me fez refletir de forma crítica a incoerência ocorrida durante esse espetáculo de horror. Estava havendo um festival de feiura entre as mulheres participante, onde cada uma se transvestia de forma pejorativa para provocar risos de sarcasmos e zombaria, depreciando o ser humano que muitas das vezes reflete uma real situação que se faz presente nas ruas e calçadas de nossa cidade. Me refiro aos drogados, alcoólatras e moradores de ruas que são vitimas da sociedade e principalmente dos maus governantes. Pessoas que já perderam totalmente sua dignidades e vivem as margens como pessoas invisíveis pois são ignorados e repudiados por cada um de nós que passando apressadamente vira o rosto e até troca de calçada o evitando como se a miséria fosse algo contagioso e impuro que se deve se afastar mas longe possível.

         Então me pergunto isso é coerente a um cristão ser escárnio de seu irmão? Até que ponto isso chega realmente ser uma brincadeira? Ou ainda pior, será que não há um fundo de verdade em tudo isso que se revela nessas atitudes deploráveis? Realmente é nos atos corriqueiros que nos apontam quem realmente somos, não é nada cristão ser depreciativo, agir de forma macabra e preconceituosa através da ironia aqueles que Cristo nos ensinou amar e acolher como irmão, não convém a um cristão agir totalmente indiferente com os sentimentos alheios. São atitudes como essas que esvaziam o total sentido da boa nova na qual Cristo veio anunciar e ensinar a toda humanidade, através de seu testemunho de amar a todos e até os próprios inimigos, sendo nós todos irmãos sem jamais ser indiferente com o semelhante. Por isso é fundamental se questionar sobre esse fato lamentável que revela a contradição com os princípios humanitários e principalmente cristão.
         Essas atitudes nos fazem lembrar também de alguém que foi humilhado, depreciado e escarnecido por muitos, sendo cuspidos e apedrejado no caminho do calvário, sim é Cristo que também estava desfigurado, numa situação nada apreciativa. Mas me pergunto! Se Cristo diz que a cada um desses pequeninos que ajudarem ou ignorarem é a Ele mesmo que se faz? Então a cada irmão depreciado, zombado e humilhado é o próprio Cristo!Por mais que seja uma brincadeira (mal gosto) reflete uma realidade de muitos que estão também desfigurado (feios, mal vestido e e mal cheiroso), vítimas da sociedade na qual vivem a margem sendo ignorados ou quando lembrado é de forma sarcástica. Não adianta ficarmos com uma carinha de tristeza numa via-sacra encenada, chorando por um ator que faz lembrar Jesus Cristo enquanto o verdadeiro Cristo continua sendo ignorado, escarnecendo e humilhando no calvário da vida real.

Pax!

Nenhum comentário:

Postar um comentário