terça-feira, 19 de março de 2013

Viva São José!


São José rogai por nós!

Paulo da Costa

São José santo padroeiro do estado do Ceará, que se faz presente na fé de um povo sofrido que sempre clama ao santo na hora do aperreio da malvada da seca. Essa seca que flagela o povo do sertão que faz os sonhos se desfazer forçando o povo até o ultimo suspiro a deixar sua amada terra natal, migrando para outros locais que jamais se sentira tão acolhido como na lembrança de sua amada casinha de taipa no sertão. Mas quando chove dar de tudo, tem abundância, vida em fartura e o santo José se faz presente na peleja do povo, principalmente no sertão do meu Ceará.

O santo José que muitos se têm devoção pelo mundo todo, principalmente aqui no Brasil, Se fez conhecer através dos textos bíblicos evangélicos. José o carpinteiro era da linhagem real de Davi, estava comprometido a jovem Maria ambos moravam em Jerusalém. Quando soube que Maria estava grávida decidiu abandona-la para não haver um trágico destino à futura mãe do salvador, pois estando grávida antes do casamento seria apedrejada por motivo de adultério. Mas logo um anjo se manifesta em sonho e pede que receba Maria como sua esposa e revela que é o salvador de seu povo que virá ao mundo por intermédio de Maria.

Como esposo foi muito bom, fiel e companheiro. Sempre se fez presente no auxilio de Maria principalmente nos momentos de aflições, como no recenseamento ocorrido em Belém onde Maria preste a parir teve que ir, na incerteza de qual local descansar. Mas Deus sempre presente os guiava e os protegia de todo os males como na fuga para Egito, mas logo retornou e foi morar em Nazaré, sendo um bom pai para Jesus e um santo esposo casto a Maria. José também teve outra passagem marcante na bíblia que foi a perda e o encontro do menino Jesus no templo na qual também foi a ultima manifestação nos texto sagrados.

  • São José é conhecido também como patrono da Igreja, como modelo e advogado de todas as famílias e lares cristãos. Sua festa é comemorada no dia 19 março com muita alegria, fervor e oração. Viva São José!

Oração

Ó Glorioso São José, a quem foi dado o poder de tornar possíveis as coisas humanamente impossíveis, vinde em nosso auxílio nas dificuldades em que nos achamos. Tomai sob vossa proteção a causa importante que vos confiamos, para que tenha uma solução favorável. 
Ó pai muito amado, em vós depositamos toda nossa confiança. Que ninguém possa jamais dizer que vos invocamos em vão. Já que tudo podeis junto de Jesus e Maria mostrai-nos que vossa bondade é igual ao vosso poder. 
São José, a quem Deus confiou o cuidado da mais Santa Família que jamais houve sede, nós vo-lo pedimos, ó Pai e protetor da nossa, e impetrai-nos a graça de vivermos e morrermos no amor de Jesus e Maria! 
São José, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário