sábado, 6 de outubro de 2012

Teologia Cristã


Teologia Cristã
Paulo da Costa


       A teologia cristã tem como sua referencia maior a pessoa de Jesus Cristo, que a partir dele, através de seus discursos e atitudes, veio nos revelar o reinado de Deus. Na história da salvação que teve sua plenitude em Jesus, foi traçado desde os primórdios da humanidade que caiu (Pecou), negando o reinado de Deus, mas Jesus por sua fidelidade ao Pai no anúncio de seu reinado fez manifestar novamente a graça de Deus sobre nós. Sua fidelidade trouxe como consequência a morte na cruz, que não o separou do amor de Deus, mas que o ressuscitou no terceiro dia.

     Jesus Cristo é o sujeito da teologia cristã, que na história da igreja passou por períodos que amadureceram e aprofundaram de forma sistemática essa teologia. Após ascensão de Jesus, os apóstolos foram anunciar o reinado de Deus dando continuidade à missão de seu mestre e senhor Jesus Cristo. Roma era o centro do mundo e seu império predominava em uma extensa dimensão territorial sendo inseridas diversas regiões, se tornando um grande Império Romano na quais muitas nações estavam sobre seu poder, mas foi lá apesar das perseguições, torturas e assassinatos que no século IV foi oficializado o cristianismo como religião oficial do Império.

    A teologia Cristã vivia o período da patrística, que não tinha grande preocupação sistemática, mas uma preocupação de organizar conjuntos de reflexão como homilias, catequese, cartas... Por caminhar em unidade com o Império Romano, sofreram grandes influencias helenística principalmente na fé através dos grandes filósofos gregos que se tornaram um dos pilares da Igreja Católica, que também nesse período se viu a necessidade de combater as heresias, surgindo dessa forma vários concílios moldando dessa forma uma fé em unidade, com a Igreja na tradição e na Sagrada escrituras.

     Na Idade Media com a queda do Império Romano ocidental através da invasão e domínio dos bárbaros que logo se converteram ao cristianismo, surge um novo período na Igreja que é a Escolástica que nos apresenta uma condensação do conjunto de reflexões sistemáticas da fé principalmente através das sumas teológica. Houve nesse período um grande avanço cultural e filosófico, com o surgimento das Universidades que enriqueceram em muito a teologia cristã, o aparecimento de novos métodos teológicos e tornando-a como ciência através de suas discussões dialéticas numa visão sistemática sempre caminhando junto à filosofia.

     Na contemporaneidade observa-se que a teologia cristã, principalmente a partir do vaticano II, que a Igreja busca se aproximar através de um dialogo fraternal, diante das diversidades, sendo também mais sensíveis e atuantes as problemáticas globais em suas diversas dimensões sociopolítica e cultural, discutindo possibilidades de caminhos para um mundo melhor, onde prevaleça a liberdade, justiça e igualdade. Tendo sempre como testemunha maior o próprio cristo que nos aponta o Reinado de Deus dinamizado e manifestado no amor ao próximo refletindo assim o próprio o amor a Deus. 

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário