domingo, 12 de fevereiro de 2012

Não vim abolir a Lei, mas cumprir-la!

Palavra Viva
Paulo da Costa


       "Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir.”  (Mt 5,17)
                                                                                                                                                                    
    Cristo não veio abolir a lei, mas dar o pleno comprimento da lei de Deus. A palavra não foi feita para ser compreendida ao pé da letra, com fundamentalismos. Causando dessa forma uma deturpação da mensagem real , tendo como conseqüências grandes mazelas em nossa sociedade, sendo reflexo do que já ocorre em todo o planeta. Mas isso não é algo novo, já vem desde os primórdios da humanidade. Lutas entre nações onde cada um com suas divindades se digladiavam num verdadeiro show de horrores com muito sangue e mortes entre eles.  O povo Hebreu também fez parte dessa história sanguinária, da qual originou tanto o judaísmo como o cristianismo.

    Quando Cristo pregava, arrastava multidões pela forma que ensinava e anunciava a palavra de Deus, que era tão antiga e que ao mesmo tempo se tornava uma novidade por isso se tornou conhecida como a “boa nova”. Pois Cristo Jesus falava com autoridade que vinha do alto, e não como os Fariseus e os doutores da Lei que eram reconhecidos por Jesus, não pelo seu zelo pela tradição, mas pelas suas hipocrisias. Eles eram comparados como sepulcros caiados belos por fora e podres por dentro, pois o que importava não era o interior (alma) e sim aparência, vivendo e se escondendo numa tradição que invés de ajudar amadurecer sua espiritualidade e se tornarem intimo de Deus. Prendiam-se simplesmente as palavras de forma tão fundamentalista que se tornaram cegos e para piorarem guiavam uma multidão de cegos que dependia deles. Na verdade todos se tornaram escravos de uma escrita e tradição morta, pois deixaram Deus de lado e tomaram posse de suas leis interpretando segundo inspirações meramente humanas.

    O grande diferencial entre Cristo e o Doutores da lei e fariseus, era que Jesus em seus anos de silêncio, viveu a fio a lei de seu Pai, convivendo com o povo nas alegrias e dores, pondo em praxidades as teorias e praticas, e no determinado tempo de Deus, veio dar o pleno comprimento a Lei. Jamais abolir e sim dar vida aquilo que estava adormecido pelos homens. Isso incomodava as autoridades que perdia o poder de manipular a população em seus próprios benefícios. Colocando em seus planos calar (matar) o profeta nazareno, tramaram matá-lo, mas jamais perceberam que foram fundamentais para a redenção de toda humanidade quando o condenaram a morte na Cruz.

Continua...

Paz e bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário