sábado, 3 de dezembro de 2011

O dom de ciência, o dom de sabedoria e o dom de discernimento dos espíritos

 Dons Carismáticos III  
 Paulo da Costa


            Continuando o assunto sobre dons carismáticos, há também os dons de cognição, que são dons de revelação inspirado e direcionado pelo Espírito Santo, que são: O dom de ciência, o dom de sabedoria e o dom de discernimento dos espíritos. O dom de ciência é o dom através do qual o senhor faz que o homem entenda as coisas na maneira que ele entende que o homem penetre na raiz de cada acontecimento, fato, uma situação, estado de espírito. Através do dom de ciência, Deus nos revela, dando um diagnóstico necessário para a cura e crescimento espiritual do homem e da comunidade, ensinado-se sobre as sua verdade divina, permitindo que a sua luz penetre no entendimento do homem.

            O dom de sabedoria inspira o homem, a saber, como deve ser sua atitude em cada situação, a maneira de agir e falar inteligentemente de forma concreta e construtiva em sua vida ou na comunidade, levando-o a decidir acertadamente e de acordo com a vontade de Deus no dia-a-dia, na sua vida pessoal, na comunidade e na sociedade em geral.

            O dom do discernimento dos espíritos, nos leva a distinguir a voz de Deus das outras vozes, que tentam nos confundir (Jo 10,1-6) .É um dom que nos permite a identificar  em nós, nas outras pessoas, nas comunidades, nos ambientes e nos objetos, o que é Deus, ou que é da natureza humana, ou ainda, o que é do maligno. É fundamental para cada um de nós, como cristão buscar essa abertura do nosso ser,para o dom do discernimento dos espíritos, para não nos deixarmos arrastar pelas nossas paixões e pela tentação do maligno, e assim livremente fazermos a vontade do Pai, pois só na vontade de Deus, é que poderemos encontrar verdadeira alegria de nossa vida.

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário