segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O Poder da Oração

Oração
Paulo da Costa

            Quando se falar em oração, muitas vezes nos referimos a um dialogo com Deus. Mais é algo muito além, muito profundo. A oração é uma experiência, um encontro com Deus, e Deus está presente em nós, desde sempre. “Somos o templo de Deus” (1 Cor 3,16) do Deus uno e trino, logo somos templo da Santíssima Trindade. Há presença de Deus em nós, mas falta nossa presença diante de Deus. Geralmente não temos consciência disso. Vivemos na superfície, no contorno de nossa pessoa. Procuramos Deus fora de nós, quando ele está dentro. Devemos descer as profundezas de nosso ser para tomar consciência de Sua presença continua em nós.
            Deus marca o encontro dentro de nós próprio, a cada instante. A Santíssima Trindade Chama-nos e espera por nós a cada momento de nossas vidas. Estamos no templo do Senhor, mas além disso, somos o templos vivos do Senhor. Vamos ao encontro com Deus em nossos templos vivos, que somos nós. É preciso que procuremos os caminhos que nos levam onde Deus reside, isto é, entrar em oração.Quando falamos em oração, criamos mentalmente a imagem de pessoas na igreja ou em atitude de prece. Esses são gestos, maneiras especificas de oração, mas a oração não se limita a esses momentos, ela abrange todos os atos de nossa vida, em qualquer situação que nos encontremos. Que busquemos não simplesmente dialogar com Deus, como se fosse um simples momento de conversa, mas que no dia-a-dia, no nosso cotidiano, deva ser uma constante vida de oração.
            Orar é como alimentar-se, nós não estamos sempre nos alimentando, mas estamos sempre elaborando e transformando em nós os alimentos que ingerimos. Assim também deve ser a nossa oração. Há momentos fortes em que nós nos dedicamos exclusivamente a orar. Esses momentos, porém, devem depois refletir-se em todas as nossas ações. Quando se come e não digeri o alimento, naturalmente o organismo reage nos acusando que algo fez mal ao corpo. Assim também é a oração, quando não transformamos a oração em vida, em algo concreto na nossa vida, se tornar uma oração enfadonha, alienante e sem sentido.
            Devemos sempre, buscar viver em clima de oração, estar sintonizado com Jesus, através da própria oração, da Palavra de Deus e dos sacramentos em dia, porque senão seremos subnutridos espiritualmente; Qualquer coisa nos fará revoltados, angustiados, aflitos e outras mazelas a mais, onde somente Jesus cura, mas para isso é necessário encontrar com Ele. Jesus vivia constantemente em oração, não que Ele ficasse o dia inteiro rezando, a sua oração era a própria vida, todas as sua ações feitas na fé, no amor, na serenidade, na paz, nos demonstram que Ele vivia em continua união com o Pai. E Jesus nos convidar a fazer o mesmo. Vá e busque experimentar essa comunhão com o Pai e o Filho através do Espírito Santo.

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário