terça-feira, 15 de novembro de 2011

Domando a Fera

Domando a Fera

Paulo da Costa
 

Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra, e inspirou-lhe nas narinas um sopro de vida e o homem se tornou um ser vivente.” (Gn 2,7)

                Deus soprou nas narinas do primeiro homem e o formou  sua imagem e semelhança(Gn 1,27). Assim dessa maneira ele se diferencia de forma singular de todas as outras criaturas, pois ao soprar seu santo espírito,fez  morada o coração do homem, e fazendo  de todo o corpo do homem, seu santuário onde a cabeça se manifesta as inspirações do alto e no coração o amor de divino. Independente disso não se pode esquecer nossa natureza animal, apesar de sermos racional somos animais. Temos nossos instintos e desejos  como todos os outras criaturas e comparando ambos observamos muita coisa em comum, mas o que nos diferencia realmente é a nossa capacidade de refletir, racionalizar de forma centrada ou pelos menos era para ser dessa forma.

                 Mas olhando o histórico da humanidade em diversas civilizações desde seu primórdio, observamos que ele ainda é escravo de seus instintos e desejos, a sua alma acaba sendo refém de suas próprias inclinações, impulsionados pelos instintos primários, que tem como mestra o orgulho. Não podemos esquecer o dom precioso que Deus nos deu, que  foi seu espírito,fazendo morada dentro de nós.Por isso,é importante descobrir se Cristo, realmente se tornou o senhor de sua vida e que junto com ele buscou o objetivo de aprender  a dominar sua humanidade  para o divino se manifestar. Não de forma repressiva e radical, pois devemos comparar nossas inclinações como animal selvagem que precisam ser domado, e para conquistar um animal feroz de forma segura sem medo de ser pego de surpresa é necessário conquista-lo, para isso você tem que conhece-lo(auto conhecimento) respeitando suas limitações e assim ao poucos a fera se sentirá segura próxima de sua pessoa. Não é na radicalidade que vamos superar nossas limitações é necessário primeiro identificar as limitações e inclinações para depois se trabalhar de forma gradativa sem queimar nenhuma das etapas. Para aprender a dominar nossa humanidade é necessário estar sempre próximo (íntimo)do mestre recebendo seu direcionamento, bebendo de suas palavras e unido a Ele através dos sacramentos,podemos  como bons e fieis discípulos,transcender em nosso espirito buscando cada vez mais as coisas do alto.

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário