segunda-feira, 25 de julho de 2011

Luz para o meu caminho

BÍBLIA
Paulo da Costa

            A palavra Bíblia vem do grego bíblion, que significa livro. O plural é bíblia que “significa os Livros”. A Bíblia mais do que um livro é uma coleção de livrinhos. Esta coleção tem um objetivo próprio: Mostra o projeto de Deus para a humanidade. Na Bíblia, Deus se mostra ao mundo, revelando seu plano de amor. A Bíblia foi escrita por homens inspirados por Deus. Nela Deus fala através de palavras humanas, para se revelar aos homens. Ela foi escrita ao longo de mais de mil anos. No começo as histórias eram contadas de pais para filhos. Mais ou menos mil anos antes de Cristo, o povo começou a escrever essas histórias. O objetivo eram preservar na memória humana a revelação divina.

            Os livros na Bíblia estão organizados em duas partes: O Antigo Testamento, que contem 46 livros, divididos em quatro grupos (Pentateuco, Históricos, Sapienciais e os Proféticos), Conta nos a história da antiga aliança, celebrada entre Deus e seu povo, por intermédio de Moíses (Ex 19,1-8) e dos dez mandamentos que relatam as normas da aliança. O Novo Testamento contém 27 livros. Conta-nos a história da nova e eterna aliança, celebrada entre Deus e seu povo, por intermédio de Jesus, o Cristo. A mensagem da Bem-Aventurança (Mt 5) supera a antiga formulação dos dez mandamentos. O Novo Testamento contém os quatro Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João); Os Atos dos Apóstolos que contam fatos das vidas das primeiras comunidades cristãs; As quatorze cartas paulinas; mais sete cartas de outros Apóstolos (Tiago, Pedro, João e Judas) que são escritos, dirigidos às comunidades cristã da época e finalizando com o livro profético do Apocalipse.

            A Bíblia foi praticamente escrita em três línguas (O Hebraico , o Aramaico e o Grego). Todo o Antigo Testamento com exceções de alguns livros ( Judite, Tobias, 1° e 2º Macabeus, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc, alguns trechos de Ester e os capítulos 13 e 14 de Daniel),  foram escrito em hebraico. Já os livros do Novo Testamento foram escritos em grego, que na época de Jesus exercia uma influencia enorme, era a língua da cultura dominante. Para que a mensagem do Evangelho não ficasse limitada somente aos judeus, os autores do Novo Testamento utilizaram a escrita grega, que era conhecida na maior parte do Império Romano, e que tinha como objetivo expandir a boa nova até os extremos da terra(Mt 27,19).

Continua...

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário