terça-feira, 26 de julho de 2011

Luz para o meu caminho II

Bíblia - 2ª Parte
Paulo da Costa

            A Bíblia gira em torno de um único assunto: 'Jesus Cristo'. No Antigo Testamento o Messias é prometido, profetizado e esperado. Já no Novo Testamento, Jesus (Messias) cumpriu as promessas esperada da Antiga Aliança, realizando assim o projeto do Pai. A Sagrada Escritura é sempre atual, não é algo que simplesmente aconteceu a centenas de anos. A Bíblia não é simplesmente um livro qualquer, é a palavra de Deus expressa pelas palavras dos homens (inspirada pelo Espírito Santo), revelando o projeto de Deus para hoje, transformando a História, levando a direção da liberdade e da vida plena para todos.
            A palavra de Deus deve ser executada com simplicidade e deve levar o amor ao próximo e não condena-lo (Mt 12,1-8). Mas para ler e interpretar a Bíblia para a nossa atualidade é fundamental o zelo com a palavra de deus, uma intimidade constante e permanente, por isso é necessário ter respeito (porque é a palavra de Deus), ter humildade (ninguém pode pretender entender tudo 1º vista) e prudência (nunca apegar-se a uma frase, sem conhecer o texto e o contexto, nunca arriscar interpretações pessoal e definitiva, sobre pontos doutrinários). Pois a quem tem a autoridade para dar a ultima palavra sobre as verdades relacionadas à Sagrada Escritura, é exclusivamente a autoridade da Igreja, na pessoa do Papa.
            A palavra de Deus se propõe a levar os homens a salvação. Sua mensagem é para o hoje (presente) e agora, porque Deus na sua infinita misericórdia renova constantemente o convite ao homem, chamando-o a conversão e a santidade. Todo relacionamento pessoal implica num dialogo (oração), e através da Bíblia, que o homem percebe que Deus lhe fala e o convida a um relacionamento, através dessa experiência, o leva a uma intimidade profunda com Deus revelando assim a sua vontade, mas para isso implica em ter Fé e abertura de coração. Quem conhece a Sagrada Escritura e nela se fundamenta, encontra força e coragem para vencer os obstáculos da vida. Por isso, vamos ter um profundo amor pela palavra de Deus, buscar essa experiência com Deus, deixando Cristo nos explicar a Sagrada Escritura (Lc 24,25-27) e através do Espírito Santo nos seja dado o discernimento para nossa vida.

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário